quinta-feira, 18 de julho de 2013

AEE Fechamento Arlindo



Professor de AEE

Pessoas ainda têm a concepção de que incluir refere-se apenas a pessoas com necessidades especiais, sendo que, todos nós, desde nossa concepção fazemos parte dessa inclusão. Outros ainda confundem inclusão com interação, o que faz com que os objetivos sejam desviados do verdadeiro ideal, que é a garantia de todos os direitos reservados a qualquer pessoa, independente de qualquer coisa.
         A todo tempo estamos querendo nos incluir em alguma coisa, na escola, num grupo de amizade, no mercado de trabalho etc., então já deveríamos estar acostumados com esse conceito. O que nos difere das pessoas com necessidades especiais é que eles são discriminados por causas de suas necessidades e isso dificulta esse processo de inclusão.
         O papel do professor do AEE na escola e na sala de RM é dar condições para que essas pessoas com necessidades não apenas usem seus recursos, mas ajudá-los a conquistar sua independência, autoestima, vontade de aprender e senti-se valorizado como pessoa que é sem levar em consideração as suas limitações que os impedem de realizar algum tipo de atividade.
         Os recursos nas salas os auxiliam a fixarem de maneira mais lúdica as atividades a eles apresentadas para que seu processo de aprendizagem seja o mais rápido e prazeroso possível. Dar condições para que eles observem que são capazes de realizar muitas coisas, que têm capacidades e podem superar barreiras.
         O estudo de caso dá subsídios não só ao professor de AEE, mas também a toda comunidade escolar, família e comunidade, pois através dele, todos se envolvem no processo de inclusão do aluno em questão de maneira organizada, coletiva e com objetivos de elevar aquele aluno às condições mais elevadas conquistadas por ele com a ajuda de todos os envolvidos. Esse estudo não permite que esse aluno seja acompanhado de maneira embaraçosa e desorganizada, sem objetivo no seu processo de conquista final. No decorrer das etapas, as conquistas são cultivadas por todos, principalmente pelo aluno atendido e pelo professor de AEE que esteve mais presente e saberá conduzi-lo na sua aprendizagem.
         O plano de AEE é a execução de tudo que foi observado no estudo de caso, é a parte real, é onde o professor de AEE e os demais irão aplicar o que foi proposto, fazer modificações, inserir outros meios etc., enfim, é flexível mediante a potencialidade e o desenvolvimento de cada pessoa atendida.
         Esse plano deve ser seguido, passando por processos avaliativos onde irão apontar os avanços, as dificuldades e as potencialidades que o aluno apresentará no decorrer do mesmo.