Professor de AEE
Pessoas
ainda têm a concepção de que incluir refere-se apenas a pessoas com
necessidades especiais, sendo que, todos nós, desde nossa concepção fazemos
parte dessa inclusão. Outros ainda confundem inclusão com interação, o que faz
com que os objetivos sejam desviados do verdadeiro ideal, que é a garantia de
todos os direitos reservados a qualquer pessoa, independente de qualquer coisa.
A todo tempo estamos querendo nos
incluir em alguma coisa, na escola, num grupo de amizade, no mercado de
trabalho etc., então já deveríamos estar acostumados com esse conceito. O que
nos difere das pessoas com necessidades especiais é que eles são discriminados
por causas de suas necessidades e isso dificulta esse processo de inclusão.
O papel do professor do AEE na escola e
na sala de RM é dar condições para que essas pessoas com necessidades não apenas
usem seus recursos, mas ajudá-los a conquistar sua independência, autoestima, vontade
de aprender e senti-se valorizado como pessoa que é sem levar em consideração
as suas limitações que os impedem de realizar algum tipo de atividade.
Os recursos nas salas os auxiliam a
fixarem de maneira mais lúdica as atividades a eles apresentadas para que seu
processo de aprendizagem seja o mais rápido e prazeroso possível. Dar condições
para que eles observem que são capazes de realizar muitas coisas, que têm
capacidades e podem superar barreiras.
O estudo de caso dá subsídios não só ao
professor de AEE, mas também a toda comunidade escolar, família e comunidade, pois
através dele, todos se envolvem no processo de inclusão do aluno em questão de
maneira organizada, coletiva e com objetivos de elevar aquele aluno às
condições mais elevadas conquistadas por ele com a ajuda de todos os
envolvidos. Esse estudo não permite que esse aluno seja acompanhado de maneira
embaraçosa e desorganizada, sem objetivo no seu processo de conquista final. No
decorrer das etapas, as conquistas são cultivadas por todos, principalmente pelo
aluno atendido e pelo professor de AEE que esteve mais presente e saberá
conduzi-lo na sua aprendizagem.
O plano de AEE é a execução de tudo que
foi observado no estudo de caso, é a parte real, é onde o professor de AEE e os
demais irão aplicar o que foi proposto, fazer modificações, inserir outros
meios etc., enfim, é flexível mediante a potencialidade e o desenvolvimento de
cada pessoa atendida.
Esse plano deve ser seguido, passando
por processos avaliativos onde irão apontar os avanços, as dificuldades e as
potencialidades que o aluno apresentará no decorrer do mesmo.