terça-feira, 1 de julho de 2014

Para Refletir: "Modelo dos modelos"

(Italo Calvino)

 O textos nos leva a observar que muitas vezes agimos como o senhor Palomar, tomamos modelos pedagógicos prontos para serem usados de forma padronizada para todos os alunos, deixando de lado de que cada um é único, tem suas especificidades, potencialidades, que tem seu ritmo próprio e tempo de aprendizagem diferentes. Todos esses aspectos devem ser levados em consideração, sendo assim, devemos também tomar a atitude do homem, que aos poucos modificou sua regra mediante ao modelo único.
Dentro do contexto escolar, especificamente no que se trata ao AEE, devemos observar e compreender o todo para em seguida entender as partes para que assim o modelo a ser seguido seja elaborado de maneira transparente, moldado aquele a quem irá beneficiar. Tal modelo não deverá ser padronizado, ou seja, aplicados à todos.
Não devemos seguir regras para sua criação, nem tampouco sua execução, sendo necessário as vezes retornar ao princípio de nossas experiências e pesquisas para não seguir um modelo homogeneizado, pois se assim for, tal modelo não permitirá que nosso aluno avance naquilo que ele pretende alcançar. Devemos deixar claro e dissolúvel tais modelos, haja vista que no AEE temos alunos com necessidades especiais de forma diferenciada, também potencialidades e competências a serem observadas, por isso devemos ater aquele modelo que beneficie tal aluno, sendo modificado se for preciso para que esse aluno consiga o sucesso no campo observado a respeito de sua dificuldade.