Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância para o desenvolvimento cognitivo resultante da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contatos. O jogo e o brincar fazem parte do ser humano em toda e qualquer idade, são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimula construção de conhecimento através de aprendizagem significativas. Desta forma, no processo de alfabetização o professor pode contar com o uso de diferentes jogos pedagógicos, como estratégias de trabalho auxiliando o aluno neste processo. Estes permitem a o aluno criar e construir sua forma de aprender, desenvolvendo a capacidade de observação, comparação e atenção. Além destes aspectos o jogo permite a elaboração de estruturas como classificação, ordenação, estruturação, resolução de problemas e estratégias de leitura e escrita.
As atividades realizadas pelos alunos da Escola Maria Basílio Barbosa, em Paracuru, foram bem aceitas e alcançaram os resultados esperados. Segundo as pesquisas realizadas, essas atividades são mais aceitas e compreendidas por esse alunos, pois, a execução da mesma dá à eles o sentido de realizá-las.
![]() |
| Alunos DI utilizando o alfabeto móvel como forma de jogo para aprendizagem da leitura e da escrita. |
![]() |
| Alunos DI aprendendo através da brincadeira (Amarelinha) os números. |






Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Sabemos que os jogos e as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento cognitivos das crianças, especialmente alunos com DI, pois são atividades significativas e estimulam a construção do conhecimento. Um abraço.
ResponderExcluirOla, Arlindo.
ResponderExcluirVocê foi muito feliz ao citar na sua postagem a amarelinha. Ela é uma brincadeira bastante conhecida, ótima para promover situações de ensino e aprendizagem, tanto na área do português, como da matemática, estabelecendo nos exercícios propostos, ritmos que poderão ser simples ou complexos, de acordo com o nível escolar do aluno com DI. A amarelinha tem como um dos objetivos trabalhar a interação entre um e outro, já que é uma atividade que não é realizada de forma isolada, além de ser rica no sentido de construir habilidades corporais básicas, essenciais a todas as crianças. Parabéns!
Abraços,
Mônica.
Boa noite !
ResponderExcluirArlindo, você escolheu um recurso de fundamental importância para desenvolver habilidades na contrução da leitura e da escrita.Bem como o exercício com o corpo.
A amareliha è um jogo que possibilita trabalhar diverssos fatores. Além de aprender brincando, ha uma interação por parte dos educandos, onde faverece uma aprendizagem com hipóteses de erros e acertos.
Parabéns!
Abraços,
Madalena Maria
Caro amigo Arlindo visitei seu blog e gostei muito das contribuições que voce registrou. São atividades ricas,simples e que resgatam um pouco de nossa infância. Obrigada vou usar algumas das suas sugestões nas minhas práticas. Rose.
ResponderExcluirArlindo visitei seu blog! Gostei de suas postagens e agradeço suas contribuições e sugestoes. Vou aproveitar algumas nas minhas praticas. Rose.
ExcluirAs sugestões de atividades com músicas do Rubem Alves são excelentes e reforçam o gosto pela música, arte, leitura e literatura infantil. Adorei! Rose
ResponderExcluirOlá Arlindo!
ResponderExcluirRealmente os jogos são de grande importância porque auxiliam na aprendizagem tanto dos alunos com deficiência quanto dos alunos ditos normais, pois aprendem de forma lúdica e interativa, ou seja, em outras palavras aprendem brincando. Mais gratificante ainda é quando estes jogos dão certo em sua aplicabilidade e nos trazem um retorno na aprendizagem do aluno.
Parabéns pela sua contribuição!
Abraços!
Antonio José
Olá, Arlindo
ResponderExcluirParabenizo-lhe pelas sugestões de atividades que auxiliam no desenvolvimento dos mecanismos de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual, como a atenção, a memória e principalmente o lúdico, pois quando um atividade faz sentido para a criança seu aprendizado será melhor fixado contribuindo com a metacognição.
Abraço
Ana Rita.