TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
O conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento surge no final dos anos
60, derivado especialmente dos trabalhos de M. Rutter e D. Cohen. Ele traduz a
compreensão do autismo como um transtorno do desenvolvimento. O autismo é
explicado e descrito como um conjunto de transtornos qualitativos de funções
envolvidas no desenvolvimento humano. Esse modelo explicativo permitiu que o
autismo não fosse mais classificado como psicose infantil, termo que acarretava
um estigma para as famílias e para as próprias crianças com autismo. Além
disso, o modelo permite uma compreensão adequada de outras manifestações de
transtornos dessas funções do desenvolvimento que, embora apresentem
semelhanças, constituem quadros diagnósticos diferentes.
A compreensão dos
transtornos classificados como TGD, a partir das funções envolvidas no
desenvolvimento, aponta perspectivas de abordagem, tanto clínicas quanto
educacionais, bastante inovadoras, além de contribuir para a compreensão dessas
funções no desenvolvimento de todas as crianças. O Transtorno Global do
Desenvolvimento não diz respeito apenas ao autismo. Sob essa classificação se
descrevem diferentes transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento
afetadas qualitativamente. São eles:
• Autismo;
• Síndrome de Rett;
• Transtorno ou Síndrome de Asperger;
• Transtorno Desintegrativo da Infância;
• Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
As estratégias e recursos
de baixa tecnologia tem o intuito de apoiar os alunos com TGD em seu
desenvolvimento de habilidades comunicacionais e na sua interação social.
Os recursos aqui
apresentados são utilizados com pessoas com transtorno Global do Desenvolvimento-TGD,
podem ser aplicados com pessoas de 03 a 15 anos de idade, em sala de aula, AEE,
Biblioteca ou ainda sala de informática. Citarei alguns tipos de recursos de
baixa tecnologia.
Atividade 1: Cartões de
comunicação
Descrição de
imagem:
A imagem
apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos
de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada
categoria se distingue por apresentar uma cor. Como atividade, esse recurso
pode ser apresentado ao aluno para que se haja a ampliação de seu repertório
comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão.
No AEE, essa atividade poderá ser
confeccionada e aplicada durante os horários de atendimento com o aluno. Essa atividade
estabelecerá a comunicação e a interação social.
Atividade 2: Comida Predileta
Descrição da imagem:
Visualizamos as imagens dos sanduíches, copo de refrigerante, salada e embalagem do lanche. Estas mesmas imagens aparecem organizadas numa prancha de comunicação.
Com fotografias
escaneadas de um cardápio foi montada uma prancha de comunicação temática, para
comprar o lanche. As imagens poderão ser capturadas na internet, extraídas em
banco de imagens, fotografadas com câmera digital ou também escaneadas de
materiais impressos.
Essa
atividade pode ser aplicada no AEE, na sala de aula e também em casa. Podem ser
escolhidas outras imagens dependendo do tema que será trabalhado com o aluno.
Nos
atendimentos de AEE, essa atividade propiciará ao aluno a comunicação em
relação ao que ele gosta, e, dependendo das imagens, criar um sistema de
comunicação adequado para que o aluno possa se expressar de forma clara,
apresentando seus desejos, interesses e necessidades.


Olá, Arlindo!
ResponderExcluirParabéns pela realização da atividade sobre recursos de baixo custo que auxiliam na comunicação de alunos com TEA. Estes recursos proporcionam a comunicação expressiva através de cartões de comunicação, como os que você postou nesta atividade e as TA's com igual finalidade. Desta forma, é possível o aluno demonstrar o que deseja por meio da observação das figuras, mostrando aquela que corresponde ao que ele deseja comunicar. O uso de objetos concretos reforçam a aprendizagem de conceitos inerentes à realidade do aluno.
Obrigado por suas contribuições e continua nesta luta em favor da inclusão.
Grato,
Antonio José
Boa tarde, amigo cursista Arlindo!
ResponderExcluirGostaria de parabenizá-lo pela indicação da atividade com cartões de comunicação. Realmente, a Comunicação Aumentativa e Alternativa tem contribuído para a aprendizagem de alunos com dificuldade ou atraso na linguagem e, posteriormente, na comunicação. Os alunos com TEA também podem se beneficiar deste recurso no processo de aquisição de conceitos básicos que devem ser abordados tanto na escola quanto fora dela.
Abraços Carinhosos!
Mônica
Boa noite, Arlindo!
ResponderExcluirAs atividades voltadas para a realidade do aluno, bem como aquelas que despertam o seu interesse são de grande importância para o desempenho cognitivo de alunos com TEA. Considerando que as pessoas com autismo apresentam déficits na comunicação e na interação social, torna-se necessária o uso de estratégias que favoreçam a comunicação do aluno em diversos ambientes e contextos. O uso de cartões de comunicação (PECS) e comunicação alternativa e aumentativa são excelentes recursos para a aprendizagem deste público alvo do AEE.
Um grande Abraço!
José Marcio
Bom dia Arlindo!
ResponderExcluirQue maravilha sua postagem. Parabenizo-lhe pela escolha de suas atividades.
1ª atividade: Cartões de comunicação sem dúvidas favorecerá ao aluno com TEA a comunicação, bem como a interação social. Essa foi um das atividades que usamos para trabalhar no caso escolhido nesta disciplina.
2ª atividade: Comida predileta a qual irá estimular o EPAEE a se socializar e se comunicar expressando suas vontades, desejos e interesses e necessidades básicas. E o mais importante, tudo com baixo custo e pode ser realizadas a escola, na sala de AEE, a casa do próprio educando.
Um abraço!
Madalena Maria
Boa tarde Arlindo,
ResponderExcluirÓtimas suas sugestões de atividades. Cartões e pranchas de comunicação é uma ótima opção pra se trabalhar crianças que tem dificuldades de comunicação. As crianças autistas necessitam muito de intervenções com atividades com esses materiais. Pois as pranchas nos permite explorar inúmeras atividades que favoreçam ao aluno. Gostei muito da 2° atividade onde a criança expressa seu desejo alimentar. Através dessa atividade podemos descobrir muito sobre o aluno, não somente sua preferência alimentar.
Parabéns !!!
Abraços!