quinta-feira, 18 de julho de 2013

AEE Fechamento Arlindo



Professor de AEE

Pessoas ainda têm a concepção de que incluir refere-se apenas a pessoas com necessidades especiais, sendo que, todos nós, desde nossa concepção fazemos parte dessa inclusão. Outros ainda confundem inclusão com interação, o que faz com que os objetivos sejam desviados do verdadeiro ideal, que é a garantia de todos os direitos reservados a qualquer pessoa, independente de qualquer coisa.
         A todo tempo estamos querendo nos incluir em alguma coisa, na escola, num grupo de amizade, no mercado de trabalho etc., então já deveríamos estar acostumados com esse conceito. O que nos difere das pessoas com necessidades especiais é que eles são discriminados por causas de suas necessidades e isso dificulta esse processo de inclusão.
         O papel do professor do AEE na escola e na sala de RM é dar condições para que essas pessoas com necessidades não apenas usem seus recursos, mas ajudá-los a conquistar sua independência, autoestima, vontade de aprender e senti-se valorizado como pessoa que é sem levar em consideração as suas limitações que os impedem de realizar algum tipo de atividade.
         Os recursos nas salas os auxiliam a fixarem de maneira mais lúdica as atividades a eles apresentadas para que seu processo de aprendizagem seja o mais rápido e prazeroso possível. Dar condições para que eles observem que são capazes de realizar muitas coisas, que têm capacidades e podem superar barreiras.
         O estudo de caso dá subsídios não só ao professor de AEE, mas também a toda comunidade escolar, família e comunidade, pois através dele, todos se envolvem no processo de inclusão do aluno em questão de maneira organizada, coletiva e com objetivos de elevar aquele aluno às condições mais elevadas conquistadas por ele com a ajuda de todos os envolvidos. Esse estudo não permite que esse aluno seja acompanhado de maneira embaraçosa e desorganizada, sem objetivo no seu processo de conquista final. No decorrer das etapas, as conquistas são cultivadas por todos, principalmente pelo aluno atendido e pelo professor de AEE que esteve mais presente e saberá conduzi-lo na sua aprendizagem.
         O plano de AEE é a execução de tudo que foi observado no estudo de caso, é a parte real, é onde o professor de AEE e os demais irão aplicar o que foi proposto, fazer modificações, inserir outros meios etc., enfim, é flexível mediante a potencialidade e o desenvolvimento de cada pessoa atendida.
         Esse plano deve ser seguido, passando por processos avaliativos onde irão apontar os avanços, as dificuldades e as potencialidades que o aluno apresentará no decorrer do mesmo.

6 comentários:

  1. Bom dia Arlindo
    Muito interessante suas colocações quanto a atividade de fechamento, vi a quão grande firmeza em suas palavras, quando dizes que: " O papel do professor do AEE na escola e na sala de RM é dar condições para que essas pessoas com necessidades não apenas usem seus recursos, mas ajudá-los a conquistar sua independência, auto-estima, vontade de aprender e senti-se valorizado", assim sendo feito,a credito que possamos inserir nossos alunos da forma como devem, pois na realidade inclusão é isso, é respeitar as diferenças, respeitar o tempo de aprendizagem de cada um, tendo em vista que o processo de ensino aprendizagem não é um modelo único e universal, ele deve dar subsídios para que todos os alunos possam se desenvolver, criando condições e permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades na sociedade em que vive.
    Abraços
    Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reflexão Arlindo.
    Concordo com você quando diz "confundem inclusão com interação". Pois, o princípio fundamental da escola inclusiva é que todos os alunos devem aprender juntos, independente de suas dificuldades ou talentos, deficiência, origem sócio-econômica ou cultural. A inclusão reforça a ideia de que as diferenças sejam aceitas e respeitadas, no entanto, para que isso aconteça de fato são necessárias mudanças sociais, bem como um esforço mútuo de todos os profissionais da educação na busca pelo aprimoramento da prática educativa. Incluir e garantir uma educação de qualidade para todos é, atualmente, o fator mais importante na redefinição dos currículos escolares, desafiando a coragem das escolas em assumir um sistema educacional para todos os alunos. Temos que romper com os laços de preconceitos e rótulos, criando condições para que nossos alunos se desenvolvam. Um grande abraço, Josenira.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Professor Arlindo, parabéns por sua valiosa contribuição no processo da inclusão.
    Concordo com você quando em suas calorosas palavras nos diz que "pessoas ainda têm a concepção de que incluir refere-se apenas a pessoa com necessidades especiais". É verdade amigo! Infelizmente, muitos ainda pensam assim. Porém,sabemos que a inclusão não está limitada apenas par a incessão do EPAEE nas escolas comuns de ensino, e sim, em um contexto maior, uma outra dimensão. ou seja, o benefício de todos com ou sem deficiência.

    Abraços,

    Madalena Maria

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Arlindo,

    Parabéns pelas ótimas colocações que fizestes.A respeito do estudo de caso,também o acho importante não ´só para o aluno mas para todos aqueles a sua volta.´Com certeza seus comentário nos enriqueceu.
    abraços,
    Rejane

    ResponderExcluir
  5. Concordo quando relata sobre o estudo de caso, ela é de fundamental importância pois é o principal passo para se trabalhar o aluno com necessidade, com o estudo de caso podemos conhecer melhor os nossos alunos, suas dificuldades suas habilidades entre outras. Valeu Sebastião Lobo Alves.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Arlindo

    Parabéns pelo seu texto bem coerente com a proposta da SRM. Considero fundamental o estímulo das potencialidades, desenvolvimento da autonomia e autoestima do alunos.

    Beijos
    Ana Rita
    << Anterior

    ResponderExcluir