ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
Diante dos avanços tecnológicos no mundo, a educação segue seu
processo de acompanhamento nesse meio, sendo que no Brasil, ainda se
introduz essas ferramentas de forma lenta, principalmente nas classes
mais pobres da sociedade. Esse estudo vem cada vez mais ficando comum
pelo fato dos alunos e professores interagir tanto de maneira pessoal
como virtual.
Esses contatos fazem com que essas pessoas e as demais envolvidas
no ambiente de estudos, vivenciem experiências e idéias interessantes,
pois na maioria das vezes, seus participantes vivem realidades
diferentes e isso faz com que haja um envolvimento e interesse pelo
aprendizado do outro.
O ensino a distância promove a interação, desde as questões
pessoais como também as pedagógicas entre os cursistas e a equipe
pedagógica.
É importante o aluno cumprir todas as exigências, metas, planos de
estudos e estabelecer intercâmbios, cujas experiências e informações
girem em torno do conhecimento através dos questionamentos e idéias que
possam se não resolver, pelo menos amenizar as problemáticas que
envolvem o AEE.
O mais vantajoso nesse processo de estudo, é que o próprio aluno
detém de seu controle de estudo, isso é claro estabelecendo os processos
já citados acima que inclui também disponibilidade e o intuito de
aprender, transmitir, questionar e refletir dentro de um ambiente em que
os grupos (células) possam interagir de forma cooperativa juntamente
com toda equipe pedagógica.
Em contra partida, existem as dificuldades no ensino a distância.
Pois sabemos que esse método envolve qualidade pedagógica e tecnológica,
onde tudo gera em volta do interesse e esforço dos alunos envolvidos.
Infelizmente em alguns lugares do nosso estado, essas tecnologias
ainda não chegaram ou são de péssima qualidade, o que muitas vezes
desencoraja aquelas pessoas que além de não terem muito contato com o
meio tecnológico, ainda esbarram na falta desses equipamentos. Muitos
ainda não dão valor a essa forma de estudo por terem a cultura do modo
presencial total. No entanto, o modo a distância requer muito mais
dedicação aos envolvidos do que o tradicional.
A minha amiga Rochella Lucy comenta em seu texto que o ensino a
distância facilita aos seus participantes a organização do tempo, a
flexibilidade e acessividade. Eu ainda acrescento que o ensino virtual
quebra as fronteiras reais entre alunos, professores e principalmente,
gera a busca do conhecimento, dando a todos a possibilidade de ir além
das informações para assim ter um bom desempenho como professor de AEE
ou em quaisquer outra área.
Arlindo Claudino Alves Júnior
Olá Arlindo:
ResponderExcluirO seu blog ficou maravilhoso!
Organizado, bem elaborado e com fotos lindas !
Parabéns ! Realmente irei acessá-lo mais vezes.