segunda-feira, 20 de maio de 2013

ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA


Diante dos avanços tecnológicos no mundo, a educação segue seu processo de acompanhamento nesse meio, sendo que no Brasil, ainda se introduz essas ferramentas de forma lenta, principalmente nas classes mais pobres da sociedade. Esse estudo vem cada vez mais ficando comum pelo fato dos alunos e professores interagir tanto de maneira pessoal como virtual.
Esses contatos fazem com que essas pessoas e as demais envolvidas no ambiente de estudos, vivenciem experiências e idéias interessantes, pois na maioria das vezes, seus participantes vivem realidades diferentes e isso faz com que haja um envolvimento e interesse pelo aprendizado do outro.
O ensino a distância promove a interação, desde as questões pessoais como também as pedagógicas entre os cursistas e a equipe pedagógica.
É importante o aluno cumprir todas as exigências, metas, planos de estudos e estabelecer intercâmbios, cujas experiências e informações girem em torno do conhecimento através dos questionamentos e idéias que possam se não resolver, pelo menos amenizar as problemáticas que envolvem o AEE.
O mais vantajoso nesse processo de estudo, é que o próprio aluno detém de seu controle de estudo, isso é claro estabelecendo os processos já citados acima que inclui também disponibilidade e o intuito de aprender, transmitir, questionar e refletir dentro de um ambiente em que os grupos (células) possam interagir de forma cooperativa juntamente com toda equipe pedagógica.
Em contra partida, existem as dificuldades no ensino a distância. Pois sabemos que esse método envolve qualidade pedagógica e tecnológica, onde tudo gera em volta do interesse e esforço dos alunos envolvidos.
Infelizmente em alguns lugares do nosso estado, essas tecnologias ainda não chegaram ou são de péssima qualidade, o que muitas vezes desencoraja aquelas pessoas que além de não terem muito contato com o meio tecnológico, ainda esbarram na falta desses equipamentos. Muitos ainda não dão valor a essa forma de estudo por terem a cultura do modo presencial total. No entanto, o modo a distância requer muito mais dedicação aos envolvidos do que o tradicional.
A minha amiga Rochella Lucy comenta em seu texto que o ensino a distância facilita aos seus participantes a organização do tempo, a flexibilidade e acessividade. Eu ainda acrescento que o ensino virtual quebra as fronteiras reais entre alunos, professores e principalmente, gera a busca do conhecimento, dando a todos a possibilidade de ir além das informações para assim ter um bom desempenho como professor de AEE ou em quaisquer outra área.

Arlindo Claudino Alves Júnior

Um comentário:

  1. Olá Arlindo:

    O seu blog ficou maravilhoso!
    Organizado, bem elaborado e com fotos lindas !
    Parabéns ! Realmente irei acessá-lo mais vezes.

    ResponderExcluir