segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aí vai pra você que gosta de informação.

Esses vídeos mostram como a tecnologia nos dias de hoje está revolucionando cada vez mais a sociedade.
Vale a pena conferir!

Vídeo Help desk na Idade Média

Mostra de forma cômica as barreiras postas pelo homem para aceitação do novo, onde os personagens discutem a questão de como manusear um book, sendo que um, já teria tido esse contato e tenta transmitir à outro que de certa forma coloca barreiras, colocando dificuldade e complicando o processo de aprendizagem.
Apesar da história acontecer na Idade Média, fica clara a ligação com o mundo contemporâneo, onde muitas pessoas ainda resistem ao fato do desenvolvimento tecnológico, que tudo está ao alcance das mães em apenas alguns cliques.
É preciso aceitar o novo em nossas vidas, pois a sociedade atual segue o ritmo tecnológico mundial, querendo ou não, a pessoa é inserida nesse processo e muitas vezes nem percebe.
Muitos até tentam ingressar nessa onda digital, da informação e interação, mas encontram empecilhos, na maioria das vezes criados por eles mesmos, onde acham complicado e acabam desistindo de aprender uma nova ferramenta que os auxiliará no processo de transformação intelectual, pois criam uma resistência ao novo.


Duração 2min39seg, em Inglês, com legenda em português

http://www.youtube.com/watch?v=IJq-x2Vrv8c

Outro vídeo super-legal

Vídeo Rafinha 2.0

O curta mostra como as crianças são mais abertas ao processo de aprendizagem, não têm medo de encarar a máquina, nem tão pouco desperdiça seu tempo lendo manuais que o auxiliariam no manuseio do equipamento.
A criança aprender porque não tem medo de mexer, “fuça” tudo até encontrar aquilo que quer, e quando isso não acontece, não tem vergonha de perguntar.
Os meios tecnológicos estão abertos a todos, sem descriminação, basta apenas ter a consciência que são ferramentas que auxiliam, algumas vezes executa, mas por traz de tudo há sempre o homem dando o primeiro passo.
Vivemos em uma rede mundial de informações onde compartilhamo-la por meio de produção individual ou até mesmo coletiva. Muitas vezes deixamos de ser pessoas e passamos personagem da vida virtual, um produto a partir do momento que desenvolvemos algo que seja consumível, seja de forma real ou virtual, tudo isso, muitas vezes sem pagar ou receber nada.
A criança está o tempo todo conectada com o mundo, participando de redes sociais incompatível com sua idade, sem descriminação, buscando conteúdo de forma independente e até mesmo colaborando para o processo de informação.
Em contra partida, não devemos nos esquecer que toda essa tecnologia é apenas um auxílio, não substitui o humano, mas o que já presenciamos por aí são pessoa que estão mais integradas ao digital do que ao físico. Pessoas que não conversam mais olhando nos olhos, crianças que não dialogam nem brincam, porque estão ocupadas com seus equipamentos de última geração conectados a rede mundial.
Devemos estar aberto ao novo, mas com atenção as práticas das relações humanas para que elas não se percam.

Duração: 9min36seg, em Português

http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg&eurl=http%3A%2F%2Ftdeduc%2Ezip%2Enet%2F

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Arlindo,parabéns pela elaboração do seu blog, está show de bola! A forma como você organizou ficou bastante atrativa e convidativa a leitura.

    Abraços,

    Madalena

    ResponderExcluir